HOMILIA
"O Sangue e a Água: Símbolos de Redenção e Vida Nova"
Meus irmãos e minhas irmãs,
Hoje, diante deste texto profundo e cheio de significados do Evangelho de João, somos convidados a contemplar o mistério da cruz, onde a vida e a morte se encontram, revelando a grandeza do amor de Deus por cada um de nós. Jesus, pendente na cruz, com seu lado transpassado pela lança, nos entrega um testemunho definitivo e eterno de sua missão redentora.
A passagem diz: "E aquele que viu isso dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós acrediteis." O apóstolo João, o discípulo amado, testemunha ocular destes eventos, nos assegura que o que ele viu não é uma ficção, mas uma realidade que transforma vidas. A água e o sangue que jorram do lado de Jesus são sinais sacramentais de nossa fé. A água simboliza o batismo, a nova vida em Cristo, a purificação dos nossos pecados. O sangue representa a Eucaristia, o sacrifício de Jesus que se torna alimento para a nossa jornada de fé.
Ao contemplarmos o coração aberto de Jesus, somos chamados a refletir sobre a profundidade do seu amor. Um amor que se doa totalmente, sem reservas, até o último suspiro. Um amor que nos convida a viver de maneira nova, a sermos testemunhas da verdade que liberta, da verdade que salva.
Peçamos ao Senhor a graça de mergulharmos neste mistério de amor, para que, fortalecidos pelo seu Espírito, possamos testemunhar com a nossa vida a verdade do Evangelho. Que a água e o sangue que jorram do coração de Jesus renovem em nós o compromisso de amar e servir, de sermos sinais vivos da sua presença no mundo.
Assim seja.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário