sexta-feira, 12 de julho de 2024

Homilia Diária - 15.06.2024


 HOMILIA

A Cruz do Discipulado


Caros irmãos e irmãs,


Hoje somos confrontados com uma mensagem poderosa e desafiadora no Evangelho de Mateus 10:34-11:1. Jesus nos diz: "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada." Esta declaração parece desconcertante à primeira vista, mas revela a profundidade e a seriedade do chamado de Jesus ao discipulado.

Jesus deixa claro que segui-lo implica uma ruptura com a velha ordem das coisas. Ele veio transformar radicalmente nossas vidas, e essa transformação frequentemente causa divisões e conflitos, até mesmo entre familiares e amigos próximos. Seguir Jesus exige que coloquemos nosso amor e lealdade a Ele acima de todas as outras relações.

Ele continua dizendo: "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim." Estas palavras nos chamam a refletir sobre nossas prioridades. Tomar a cruz significa aceitar sacrifícios, desafios e até sofrimentos por causa de nossa fé em Cristo.

O chamado de Jesus não é para uma vida de comodidade, mas para uma vida de entrega total. Ele nos desafia a perder nossa vida por causa d'Ele, prometendo que, ao fazê-lo, encontraremos a verdadeira vida. Esta é a essência do paradoxo cristão: ao renunciar a nós mesmos e nossas vontades, encontramos a plenitude da vida em Cristo.

"Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou." Aqui, Jesus nos lembra que nossas ações de acolhimento e serviço aos outros são, na verdade, ações de acolhimento e serviço a Ele. Cada gesto de amor e hospitalidade, por menor que seja, é significativo e será recompensado. Até mesmo um simples copo de água dado a um dos pequenos em Seu nome não passará despercebido aos olhos de Deus.

Ao final do capítulo, vemos que Jesus não apenas instruiu Seus discípulos, mas também saiu para ensinar e pregar nas cidades deles. Ele lidera pelo exemplo, mostrando que a missão de Deus é contínua e ativa.

Queridos irmãos e irmãs, que possamos abraçar este chamado radical de Jesus. Que sejamos corajosos em colocar Cristo no centro de nossas vidas, aceitando a cruz do discipulado com fé e perseverança. E que nossas ações reflitam a presença amorosa de Deus, acolhendo e servindo uns aos outros com generosidade e compaixão.


Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário