domingo, 21 de abril de 2024

Homilia Diária - 24.04.2024


 HOMILIA

A Luz que Ilumina e Salva


Queridos irmãos e irmãs, o Evangelho de hoje nos apresenta uma profunda reflexão sobre a missão de Jesus Cristo neste mundo como a luz que ilumina e salva. Nestes versículos de João 12,44-50, somos convidados a mergulhar nas palavras do próprio Salvador, que revela a natureza essencial de sua vinda à Terra.

Jesus proclama com autoridade: "Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" (João 12:46). Esta declaração ressoa através dos séculos, ecoando a promessa de esperança e libertação para todos nós. Jesus não veio apenas para transmitir conhecimento intelectual, mas para iluminar os corações e mentes da humanidade, dissipando as trevas da ignorância espiritual e do pecado.

É crucial compreender que a fé em Jesus não é apenas uma questão de concordância intelectual, mas um compromisso transformador que ilumina nossa existência e direciona nosso caminho. Crer em Jesus é abrir nossos corações para a verdadeira luz que guia e sustenta nossas vidas, mesmo nos momentos mais sombrios e desafiadores.

Além disso, Jesus nos revela a íntima relação entre Ele e o Pai Celestial. Ele declara: "Quem crê em mim, não crê em mim, mas naquele que me enviou; e quem me vê, vê aquele que me enviou" (João 12:44-45). Aqui, somos lembrados da união indissolúvel entre o Filho e o Pai, uma união de amor e propósito divinos que transcendem nossa compreensão humana.

Ao rejeitar as palavras de Jesus, não apenas rejeitamos a Ele, mas também ao Pai que o enviou. Jesus veio ao mundo não para condenar, mas para salvar. Sua mensagem é uma mensagem de amor, perdão e reconciliação. Ele nos oferece a promessa da vida eterna para aqueles que acolhem sua palavra e seguem seu caminho.

No entanto, Jesus também nos adverte sobre as consequências da rejeição. Ele afirma: "Quem me rejeita e não aceita minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que eu proferi, essa o julgará no último dia" (João 12:48). Essa é uma chamada à responsabilidade e à seriedade em relação à mensagem de Cristo. Ignorar ou rejeitar sua palavra tem implicações eternas.

Portanto, irmãos e irmãs, que possamos acolher a luz de Cristo em nossas vidas, permitindo que ela nos guie, nos transforme e nos conduza à verdadeira vida em Deus. Que possamos crer não apenas com nossas mentes, mas com nossos corações, vivendo de acordo com a vontade do Pai que nos ama infinitamente. Que a luz de Cristo brilhe em nós e através de nós, para a glória de Deus e para o bem de toda a humanidade. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário