HOMILIA
A Grandeza da Humildade
Queridos irmãos e irmãs,
O Evangelho de Mateus nos convida hoje a refletir sobre a grandeza da humildade. Jesus, em sua sabedoria divina, nos ensina uma lição fundamental: a verdadeira grandeza não está na busca por honras e reconhecimento, mas sim na humildade e no serviço aos outros.
Ao observarmos os líderes religiosos da época de Jesus, vemos uma triste realidade: eles buscavam incessantemente serem vistos como mestres, ocupando os primeiros lugares nos banquetes e nas sinagogas. Eles amavam o aplauso dos homens, mas negligenciavam a essência da Lei de Deus.
Contudo, Jesus nos adverte a não seguirmos esse caminho. Ele nos chama a sermos diferentes, a não nos deixarmos levar pelo desejo de grandeza terrena. Em vez disso, somos convidados a imitar a humildade de Cristo, que veio não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
A verdadeira grandeza, meus irmãos e irmãs, reside na capacidade de nos esvaziarmos de nós mesmos, de deixarmos de lado nosso orgulho e vaidade, para nos colocarmos a serviço do próximo. É na humildade que encontramos a verdadeira exaltação, pois aquele que se humilha será exaltado pelo Senhor.
Que possamos, portanto, cultivar em nossos corações a humildade de Cristo. Que em todas as nossas ações e palavras, busquemos servir ao próximo com amor e compaixão, sem esperar reconhecimento ou recompensa. Que possamos seguir o exemplo do Mestre, que lavou os pés dos seus discípulos, mostrando-nos que o verdadeiro líder é aquele que se coloca a serviço dos outros.
Que o Espírito Santo nos conceda a graça de vivermos na humildade, para que, ao final de nossas vidas, possamos ouvir as palavras de Jesus: "Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino preparado para vós desde a criação do mundo" (Mateus 25,34).
Que assim seja. Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário