quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Homilia Diária - 13.01.2024


 HOMILIA

"A Mesa da Misericórdia: O Chamado à Transformação"


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, contemplamos o relato evangélico que nos leva às margens do mar, onde Jesus chama Levi, um cobrador de impostos, para segui-Lo. Este episódio, mais do que uma narrativa histórica, é um convite para todos nós a examinarmos as alfândegas de nossas próprias vidas.

Ao escolher Levi, Jesus transcende as barreiras sociais, demonstrando que Seu chamado não é exclusivo para os autoproclamados justos, mas para aqueles que reconhecem a necessidade de transformação. O cenário da refeição com publicanos e pecadores ecoa o convite de Cristo para a comunhão, sem discriminação.

Em um mundo que muitas vezes nos pressiona a buscar a perfeição exterior, Jesus nos recorda que Sua graça é para os quebrantados, os que reconhecem suas enfermidades espirituais. A crítica dos escribas revela a incompreensão da extraordinária misericórdia de Deus, que ultrapassa as fronteiras do convencional.

A resposta de Jesus ressoa como um bálsamo para as almas sedentas: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores." Estas palavras ecoam em nossos tempos, convidando-nos a abandonar a rigidez do farisaísmo e a abraçar a humildade que reconhece a própria necessidade de cura.

Assim como Levi se levantou e seguiu Jesus, somos desafiados a abandonar as alfândegas do egoísmo, da indiferença e da autossuficiência. Jesus não apenas nos chama para segui-Lo, mas nos acolhe à Sua mesa da misericórdia, onde nossos pecados são transformados em oportunidades de redenção.

Que esta passagem do Evangelho inspire em nós uma profunda reflexão sobre nossa disposição em seguir Jesus, não apenas como um mestre, mas como o Médico divino que restaura a saúde de nossas almas. Que possamos, como Levi, responder ao chamado de Cristo, abandonando o velho para abraçar o novo em Sua graça transformadora.

Que a mesa da misericórdia, onde Jesus se senta conosco, seja o local de nossa constante conversão, e que possamos testemunhar ao mundo a beleza de uma vida transformada pelo amor infinito de Deus.

Que assim seja. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário