quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Homilia - 06.10.2017

JESUS, MOVA-ME À ACOLHIDA E CONVERSÃO Lc 10,13-16
HOMILIA

Lucas encerra neste Evangelho todas as orientações do Mestre aos setenta e dois discípulos enviados em missão dois a dois. Lucas descobriu nas censuras que me Senhor fez a advertência oportuna aos discípulos sobre a possível rejeição que poderiam encontrar por parte de alguma cidade para onde fossem e entrassem em missão. E assim fortalece-os, prepara-os para os tempos futuros. O tempo da perseguição e do martírio. Todavia, consola-os porque todos os que os rejeitarem estarão rejeitando aquele que os enviou.
Corazim, Betsaida e Cafarnaum são alvos de fortes censuras por parte de Jesus por causa das inúmeras maravilhas, muitos sinais e milagres aí realizados: Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. Este numeral, biblicamente é entendido simbolicamente como totalidade. Assim, permita-me caro filho, filha dizer-te que Corozim, Betsaida e Cafarnaum, podemos ser nós. Eu ou tu quando oferecemos resistência, dureza e alérgico à Palavra de Deus que nos chama a abandonar a vida do pecado e abraçar a vida nova da graça e salvação.
Em toda a Sagrada Escritura encontramos, assim de modo direto, um caso único de censura às cidades. Fora de Corazim, Betsaida, Cafarnaum e também Jerusalém nada mais tempos a registrar. Mas porque a censura a estas cidades? A razão é simples, as três cidades eram locais de comércio. Em ambiente de riqueza, ontem assim como hoje as cidades se fecham à novidade do Reino, vivem o consumismo pensam não haver outra vida pela frente. ´
E por causa disso, assim como por rejeitarem os milagres feitos por Jesus, Corazim e Betsaida terão condenação maior do que as cidades gentílicas de Tiro e Sidônia, assim também as nossas cidades de hoje não escaparão da destruição eterna se não se converterem. Como Cafarnaúm será julgada com maior rigor do que Sodoma, por ter atingido a patamar mais alto no grau da corrupção assim também eu e tu seremos fustigados se não nos convertermos. Todas as vezes que nós resistimos aos apelos, ao convite à conversão, rejeitamos aqueles que nos anunciam a palavra de Deus é o próprio Senhor que estamos rejeitando. É preciso não nos esquecer de que Jesus neste evangelho fala para mim e para ti.
As cidades que rejeitam esses mensageiros são terrivelmente culpadas, pois o próprio Jesus garante aos discípulos: Quem ouve vocês está me ouvindo; quem rejeita vocês está me rejeitando; e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou o versículo. Continua havendo essa mesma rejeição. Trata-se de algo sério aos olhos de Deus, recusar uma palavra de aviso ou um convite. Por isso, peçamos a graça da conversão, da acolhida à Palavra de Deus e não de rejeição.
Pai move-me à acolhida, à conversão e à penitência diante do testemunho de Jesus, de modo que eu não incorra em castigo por minha incapacidade de reconhecer o apelo da salvação.
Fonte PADRE BANTU MENDONÇA KATCHIPWI SAYLA



Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário