sexta-feira, 1 de maio de 2015

JESUS É A VIDEIRA Jo 15,1-8 - 03.05.2015


HOMILIA

Somos os ramos na Videira que é Jesus. O lavrador prepara a terra com adubo, prepara as mudas de parreira. Faz o plantio, no tempo certo. E acompanha o desenvolvimento, defendendo a planta de insetos, vendavais, chuvas intensas. Prepara o caramanchão ou a cerca por onde a videira vai estender seus galhos e folhas. Na época certa faz a poda, eliminando os galhos em excesso e os secos. Depois, acompanha a florada e o crescimento dos grãos até que amadureçam. Vem finalmente a maturação e a colheita.
Diremos, portanto, que a produção de fruto é a principal responsabilidade da videira. Jesus exortou os ramos a produzirem muito fruto, a deixar esse fruto permanecer e advertiu que os ramos que não produzem frutos seriam arrancados. Que fruto espera-se que o ramo cristão produza? Primeiramente, justiça, o amor, o perdão, a reconciliação, o diálogo, a compreensão, a honestidade, a solidariedade. Esta era a qualidade de uva que o lavrador esperava de sua vinha em Isaías 5, Rm 6:22; Hb 12:11; Fl 1,11; Ef 5,9; e Gl 5:22-23).
O lavrador na comparação de Jesus é o Pai. A videira conduz, através do tronco, a seiva para os galhos e estes devem produzir frutos. A videira é Jesus. Eu estou ciente de que o ramo ou galho tem que estar ligado ao tronco? Nós somos os ramos ligados à Videira que é Jesus. Se o galho não permanecer na Videira, não produz frutos. Só unidos a Cristo produzimos frutos. Permanecer em Jesus é estar em união com Ele, disponível e acolhendo a sua graça. Em quem eu estou ligado? Ao mundo ou à Deus? Jesus dai-me a graça de permanecer sempre ligado à Ti para que possa sempre sorrir e sentir a força do seu amor da sua misericórdia dentro de mim. Possa amar e perdoar os meus irmãos.
A videira tem que ter uma poda cuidadosa. A poda é feita no tempo certo. Se os galhos crescerem demais roubam a seiva e a videira não terá o suficiente para frutificar. Somente com a poda é que os frutos se tornarão saborosos. Por isso a poda, mesmo sendo dolorosa, é necessária. Deus usa conosco diversos tipos de poda: perdas, sofrimentos de diversas formas. Será que no meu dia a dia eu me deixo e permito que me outros me possa para dar bons frutos?
A flor na videira dura muito pouco. Quase não é notada. A sua finalidade não é a ornamentação, mas a produção da uva.
A uva que vem em cacho é o fruto da videira. O cacho lembra comunidade, comunhão, união, fraternidade, solidariedade. E que não fica nisto apenas. É saboroso alimento como fruta e transformada em vinho. Dá vida!
De tudo isto, Jesus nos quer ensinar que somos muitos ramos nesta Videira, sem privilégios, disputas ou dominações. Bebemos da mesma seiva. Somos uma comunidade de iguais. E como se não bastasse a tudo isso, estamos em missão. Permanecer em Jesus significa produzir frutos de vida eterna.
Pai reforça minha união com teu Filho Jesus, de quem dependo para produzir os frutos que esperas de mim.
Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário