sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

AMAR AS PESSOAS PORQUE DEUS AS AMA Mt 5,43-48 - 28.02.2015


HOMILIA

O evangelho abre a perspectiva do relacionamento humano para além das fronteiras que os homens costumam construir. Amar o inimigo é entrar em relação concreta com aquele que também é amado por Deus, mas que se apresenta como problema para mim. Os conflitos também são uma tarefa do amor. Os discípulos são chamados a um comportamento que os torne filhos testemunhando a justiça do Pai. Sobre os cobradores de impostos
Como pessoas humanas nós compreendemos porque os filhos se parecem com os pais. Como filhos e filhas de Deus, também é compreensível que nós sejamos parecidos com Ele. Deus é perfeito no Amor e nós somos filhos de Deus na medida em que vivenciarmos o amor. A perfeição é a vivência do amor de Deus por nós. Somos parecidos com o Pai quando vivenciamos o Seu Amor nos nossos relacionamentos. Às vezes confundimos perfeição com perfeccionismo.
Acreditamos que ser perfeito é fazer tudo muito certo para não dar margem à que outras pessoas nos julguem e Jesus vem nos ensinar que ser perfeito é saber perdoar, amar, acolher, aceitar o erro do outro. Aos olhos do mundo o que Jesus nos ensina neste Evangelho é um verdadeiro contra-senso: Na maioria das vezes damos o primeiro lugar na nossa vida às pessoas de quem mais gostamos; só oramos por aqueles nossos mais queridos; só cumprimentamos a quem simpatizamos; só ajudamos às pessoas que podem nos recompensar; gostamos sempre de permanecer no grupo perto das pessoas com quem mais nos identificamos e assim por diante! As outras pessoas, são como ilustres desconhecidos para não dizer inimigos, estão fora do nosso convívio. Desse modo, Jesus nos direciona a vivermos também como o nosso Pai Celeste, o Criador da nossa alma! E nos ordena: “Amai os vossos inimigos e rezai porque aqueles que vos perseguem, porque assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus”! E acrescenta: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”! Buscar a santidade e a perfeição é a meta do filho de Deus e viver o amor verdadeiro é o caminho para a paz e para a justiça.
E você? Ama os seus inimigos? Você ora por eles? Qual a sua atitude para com aqueles que o perseguem? Você aceita a ordem de Jesus? Por isso, reflita e coloque-se em diálogo franco com o Senhor sobre esse assunto!
Pai, faze-me teu imitador, e não me deixes cair na tentação de fazer acepção de pessoas. Que eu ame a todos, sem qualquer distinção e sobretudo os meus inimigos!
Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário