segunda-feira, 10 de junho de 2024

Homilia Diária - 13.06.2024


 HOMILIA

A Justiça que Transforma o Coração


Queridos irmãos e irmãs,


Hoje, ao meditarmos sobre o Evangelho de Mateus, somos convidados a refletir sobre a verdadeira essência da justiça cristã. Jesus nos ensina que nossa justiça deve exceder a dos escribas e fariseus, caso contrário, não entraremos no Reino dos Céus. Esta afirmação, aparentemente dura, é um chamado para irmos além da superficialidade das ações exteriores e mergulharmos na profundidade de uma transformação interior.

Os escribas e fariseus eram conhecidos pelo cumprimento minucioso da Lei, mas Jesus nos mostra que a mera observância não é suficiente. Ele nos convoca a uma justiça que emerge do coração, uma justiça que não se limita a evitar o pecado, mas que busca o amor e a reconciliação. Quando Ele diz que aquele que se encoleriza contra seu irmão será sujeito a julgamento, Ele está nos alertando sobre os perigos da raiva e do ressentimento que corroem nossa alma e afastam-nos da verdadeira paz.

A justiça cristã é, acima de tudo, uma justiça do coração. Não basta simplesmente não matar; devemos erradicar de nossos corações todo ódio, rancor e desprezo. Jesus nos ensina que reconciliar-se com nosso irmão é mais importante do que oferecer presentes no altar. Ele nos chama a priorizar a cura das relações humanas, a valorizar a dignidade e o respeito mútuo.

Este ensinamento é uma verdadeira revolução ética. Somos convidados a uma introspecção sincera, a identificar e tratar as raízes de nossos conflitos internos e interpersonais. O caminho da justiça cristã é árduo, pois exige humildade, perdão e um constante esforço para superar nossas fraquezas.

Que possamos, então, acolher este convite de Jesus para viver uma justiça que não apenas cumpre a Lei, mas que a transcende pelo amor e pela misericórdia. Que nossas ações reflitam a pureza de nossos corações transformados pela graça divina. E que, através de nossa busca sincera pela justiça, possamos aproximar-nos cada vez mais do Reino dos Céus.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário