quinta-feira, 6 de junho de 2024

Homilia Diária - 09.06.2024

 


HOMILIA

A Verdadeira Família de Jesus


Meus queridos irmãos e irmãs,


Hoje somos chamados a refletir sobre uma passagem do Evangelho segundo Marcos, capítulo 3, versículos 20 a 35. Este trecho nos apresenta uma cena impactante na vida de Jesus, onde ele redefine o conceito de família de uma maneira que desafia nossas compreensões tradicionais.

Jesus está em uma casa, rodeado por uma multidão tão grande que ele e seus discípulos não conseguem nem comer. Nesse cenário tumultuado, seus familiares vêm para levá-lo de volta, dizendo que ele está fora de si. Ao mesmo tempo, os escribas de Jerusalém o acusam de estar possuído por Belzebu, tentando deslegitimar seu ministério e suas obras.

Jesus, porém, com uma sabedoria divina, responde a essas acusações com parábolas, desmascarando a lógica falha dos escribas. Ele nos ensina que um reino dividido contra si mesmo não pode subsistir. A lógica do amor de Deus, encarnada em Cristo, é uma lógica de unidade e coesão, não de divisão e conflito.

A parte mais impactante deste Evangelho é quando a mãe e os irmãos de Jesus chegam e, estando do lado de fora, enviam alguém para chamá-lo. Jesus responde, olhando para aqueles que estavam ao seu redor: "Quem é minha mãe e meus irmãos? Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

Com esta afirmação, Jesus não nega sua família biológica, mas eleva o entendimento de família a um novo patamar espiritual. Ele nos mostra que a verdadeira ligação, a que realmente importa, é a que temos com Deus através da obediência à sua vontade.

Padre Fábio de Melo nos lembra que, ao nos entregarmos à vontade de Deus, nós nos tornamos parte de uma família espiritual que transcende laços de sangue. Essa família é construída no amor, na fé e na prática constante dos ensinamentos de Cristo. Não se trata de abandonar nossos entes queridos, mas de entender que nossa missão é maior, que nossa vocação é responder ao chamado de Deus com todo o nosso ser.

Somos chamados a ser essa família de Jesus, unidos não pelo sangue, mas pelo Espírito. Cada um de nós, ao fazer a vontade de Deus, se torna irmão, irmã, mãe de Jesus. E é nessa família que encontramos a verdadeira paz, a verdadeira alegria e o verdadeiro sentido da vida.

Que possamos, a cada dia, renovar nosso compromisso de fazer a vontade de Deus, vivendo em amor e unidade, sendo testemunhas vivas do Evangelho, e assim, sermos reconhecidos como verdadeiros membros da família de Jesus.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário