HOMILIA
Cultivando o Reino de Deus em Nosso Coração
Queridos irmãos e irmãs,
Hoje, meditamos sobre a parábola da vinha encontrada no Evangelho de Mateus 21,33-43. Esta passagem rica e profunda nos convida a refletir sobre nossa responsabilidade como administradores da criação de Deus, sobre nossa receptividade à Sua Palavra e sobre como estamos vivendo nossa fé no mundo atual.
A vinha nesta parábola pode ser vista como o mundo em que vivemos. Deus, o dono da vinha, confiou-nos a responsabilidade de cuidar deste mundo, de cultivar seus frutos e de torná-lo um lugar melhor para todos. Assim como os agricultores da parábola, fomos chamados a ser bons administradores da criação, a preservar a natureza e a justiça, a promover a paz e a bondade.
No entanto, a parábola também nos mostra a dureza de coração dos agricultores, que rejeitaram e até mesmo mataram os mensageiros enviados pelo dono da vinha. Isso nos lembra que muitas vezes somos resistentes à voz de Deus, fechamos nossos corações para Sua mensagem de amor, perdão e misericórdia. Em um mundo onde frequentemente sucumbimos à tentação do egoísmo, da ganância e da indiferença, somos desafiados a abrir nossos corações à vontade de Deus.
A frase central desta passagem, "ser-vos-á tirado o Reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos," é um chamado à frutificação espiritual. Deus deseja que produzamos frutos em nossas vidas - frutos de amor, compaixão, justiça e fé. Ele nos chama a sermos testemunhas vivas do Seu Reino, a refletir Sua luz no mundo.
No entanto, também devemos lembrar que a parábola nos alerta sobre a possibilidade de perdermos a oportunidade de fazer parte do Reino se não vivermos de acordo com os princípios do Evangelho. O Reino de Deus não é apenas uma promessa futura, mas algo que podemos experimentar aqui e agora, através de nossas ações e atitudes.
Então, como podemos aplicar esta parábola às nossas vidas hoje? Devemos refletir sobre nossa responsabilidade em relação à criação de Deus, cuidando dela com amor e respeito. Devemos examinar nossos corações, pedindo a Deus que nos ajude a superar qualquer dureza de coração, a fim de que possamos receber Sua Palavra e vivê-la com alegria. E, acima de tudo, devemos nos esforçar para produzir os frutos do Reino em nossas vidas, para que possamos fazer parte do Reino de Deus aqui e na eternidade.
Que esta parábola nos inspire a sermos verdadeiros discípulos de Cristo, cultivando o Reino de Deus em nossos corações e compartilhando Seu amor com o mundo. Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário